quarta-feira, 28 de abril de 2010

"lei "de Moore

Núcleo Gerador: TIC
Domínio de referência: Dr2 Micro e macroelectrónica

O computador veio revolucionar a domínio profissional em todos os sectores possíveis e imaginários, mas das principais características destaco facilidade, rapidez, divulgação, propagação.
No quotidiano de cada pessoa, vemos o computador veio trazer alterações significativas no âmbito profissional.
O computador associado aos meios de produção veio alterar os métodos e processos produtivos.
As máquinas ficaram com capacidade e meios que lhes permitiu realizar tarefas autonomamente só dependendo de um comando dado pelo computador.
Com a aplicação do computador às máquinas a produção veio sendo aumentada aumentando também a qualidade e perfeição dos produtos tudo isto porque uma o computador e mais preciso e rigoroso que a mão humana. Embora este processo de informatização da indústria viesse diminuir o número de operadores das mesmas máquinas e consequentemente reduzir o número de postos de trabalho, mas por outro lado veio criar outros novos postos de trabalho. Houve necessidade de se formarem pessoas especializadas para operarem com os computadores, para os programas e também para a sua manutenção.
Podemos também referir o controlo de operários, com gestão de stocks, entradas e saídas de viaturas onde toda a informação se processa no computador, com isto todos os dados são passados de maneira rápida eficaz sem qualquer inconveniente nem contra-tempo.
Sabemos também que a abertura de empresas, ligadas ao ramo dos computadores essas foram beneficiadas.

2)


A “lei” de Moore veio influenciar e agitar a indústria nos últimos 40 anos, a sua teoria prévia que a complexidade dos circuitos integrados iria duplicar anualmente, com uma correspondente redução de custos.
Podemos então dizer que acertou e bem, porque hoje em dia tudo se faz cada vez mais compacto, funcional, e com preço excelente tudo isto veio criar grande competitividade entre empresas a nível de preços, aparelhos, funcionalidade, e qual é o melhor. Isto tudo faz com que as empresas procurem trabalhar mais, investigar e inovar para estar sempre um patamar.

3)


Esta afirmação é claramente dividida nem tudo o computador veio ocupar, podemos claramente dizer que muitas pessoas ficaram desempregadas pois esta maquina é capaz de processar de uma forma incrível a uma rapidez estonteante mas ao mesmo tempo o ser humano nunca vai ficar a perder pois ele é o criador desta maquina que podemos considera-la imbatível, sendo ele criador tem a capacidade de raciocinar e de fazer coisas que PC não faz.






4) Existem inúmeras vantagens que temos a utilizar o computador, como a facilidade de comunicação, onde a rapidez é a área predominante e que ganha bastante. Quanto aos processos referidos é de salientar que a sua força no mercado de trabalho é algo fenomenal pois a facilidade de tratar de documentos, armazenar, organizar, processar é algo formidável, tal como na área de comunicação.

5) Na minha área profissional o uso das TIC é uma constante começando pela marcação do cartão sendo este feito com sistema electrónico onde é tudo informatizado. Falando especificamente na minha área de trabalho a soldadura, trabalho com uma máquina (arco submerso) onde é toda composta por componentes electrónicos, e toda automatizada desde programação a digitalização, é de facto um instrumento útil para a empresa e bastante evoluído tecnologicamente. É de realçar que é necessária uma formação adequada para manuseamento de tal aparelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário